Início > Notícias > Aluno Saudável

Notícias

Fiec reúne pais para apresentar resultado do Programa Aluno Saudável

22/04/2019 - 13:35:00
Redator: Wanielly Amorim - Fotos: Juliana Wolf

 

Foram realizadas 189 avaliações

 

A Prefeitura de Indaiatuba através da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizou nos dias  9 e 16 de abril, as reuniões com os pais dos alunos das duas unidades e que passaram pela aplicação do programa  “Aluno Saudável , realizado pelos alunos dos cursos de Enfermagem , Nutrição e Análises Clínicas.

As reuniões contaram com a presença, do prefeito Nilson Gaspar, do superintendente da Fiec Prof. Mário César Cobianchi, da vereadora Silene Carvalini, da diretora Eliane Geiss, e da assistente de direção Nilza Chavier.

 

O superintendente da Fiec, falou que a instituição além de oferecer a formação profissional, se preocupa com a saúde e bem-estar dos alunos e que este programa é importante para diagnosticar casos como pressão alta, diabetes e problemas com a visão, que em muitos casos não é de conhecimento dos pais e do próprio aluno. Falou ainda que a professora da Fiec e vereadora Silene Carvalini, em uma ação conjunta com a Secretaria da Saúde, agendará consultas oftalmológicas e clínicas aos alunos que apresentaram alterações.

 

Em seguida, o prefeito Nilson Gaspar, falou que se preocupa com a saúde dos jovens e por isso a cidade também oferece, opções de atividades esportivas, através do Programa Juventude Esportiva, “O programa aplicado pela Fiec permite que vocês tenham conhecimento sobre sua saúde e vocês também podem aliar hábitos mais saudáveis com a prática de exercícios físicos, que são oferecidos gratuitamente. Saúde não é brincadeira, levem a sério, pois o corpo cobra os exageros lá na frente”, encerrou Gaspar.

 

 

 

Resultados

 

Foram realizadas 189 avaliações de pressão arterial, glicemia capilar, dados antropométricos para cálculo do IMC (índice de massa corpórea), acuidade visual, teste de bioimpedância e tipagem sanguínea, para alunos que ingressaram na Fiec através do Vestibulinho, nos cursos técnicos em: Administração, Análises Clínicas, Cozinha, Design de Interiores, Edificações e Informática para Internet. 

 

Principais alterações identificadas:

 

Pressão – 21 casos de Hipertensão

Obesidade III (Mórbida) –   1 caso

Obesidade II (Severa) –      5 casos

Obesidade I –                      25 casos

Acima do peso –                34 casos

Abaixo do peso –               16 casos

Muito abaixo do peso –       3 casos

Acuidade visual –              17 casos diagnosticados

 

Foi observado um aumento na quantidade de alunos com Hipertensão e Obesidade, devido a qualidade de comida industrializada contendo sal, conservantes, antioxidantes e gorduras insaturadas ingeridas com alto poder calórico.

 

Os responsáveis pelos alunos receberam ao final da reunião, relatórios individuais com os resultados e foram convidados a participar de uma oficina de Nutrição realizada pelos alunos da Fiec, para aprender a cozinhar comidas saudáveis com as devidas orientações nutricionais.

  




 Resultado de imagem para saae indaiatuba


FIEC I - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 • Jardim Regina • CEP: 13349-003 • Fone: (19)3801-8688 • Indaiatuba-SP
FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849 • Cidade Nova I • CEP: 13334-150 • Fone: (19)3816-7534 • Indaiatuba-SP


© Copyright 2019 Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura