Pular para o conteúdo whatsapp
Falando de Rh por Lilian Perrotti

Nessa semana atípica onde muitos aproveitaram para descansar e outros tantos para se fantasiar e cair na folia, conversei com algumas pessoas que se mantiveram ativas em suas atividades profissionais.

Para esses tantos que trabalharam ‘normalmente’ a conversa versou sobre como e o que é oportunidade. Fiquei pensando como as pessoas podem dizer com tanta frequência expressões como “gostaria de uma oportunidade” ou “não fiz isso ou aquilo porque não tive oportunidade” ou ainda “difícil é encontrar uma oportunidade para trocar de emprego”, se nem sabem ao certo o que significa OPORTUNIDADE?

Como sempre, fui em busca do conceito e encontrei que a palavra oportunidade vem do latim opportunitas.atis e significa característica, particularidade ou condição do que é oportuno. Trata-se de uma circunstância favorável para que alguma coisa aconteça. Conjuntura, ensejo ou situação que convém ou é apropriada para que algo aconteça.

Coincidência ou ‘Deuscidência’, nesse feriado prolongado assisti a um trecho do filme “A Volta do Todo Poderoso”, uma comédia de 2007, com Morgan Freeman e Steve Carell, onde ‘Deus’, interpretado por Morgan Freeman, conversa com a esposa de Evan Baxter, interpretado por Steve Carell, explicando a ela de maneira muito transparente e simples o que é OPORTUNIDADE.

Nesse trecho do filme, Deus diz à esposa de Evan que possivelmente a tensão sentida por ela frente a incerteza do comportamento do marido trata-se de uma oportunidade e explica: ‘se alguém rezar a Deus pedindo paciência, acha que Deus dará paciência ou dará a OPORTUNIDADE para aprender e ser paciente? Se pedimos coragem, Deus dá a coragem ou nos dá a OPORTUNIDADE de sermos corajosos?’.

O que acontece é que praticamente 100% de nós confundi oportunidade com resultado pronto. Nessa linha de raciocínio, fica claro entender as queixas que ouvimos aqui e ali de pessoas (e às vezes até de nós mesmos) que acreditam não ter a OPORTUNIDADE quando na verdade não tem a VISÃO DO MOMENTO CORRETO para abraçar a oportunidade.

E novamente, por coincidência ou ‘deuscidência’, quando pensava nesse texto, revi uma entrevista concedida por Mário Sérgio Cortella no programa do Jô Soares, onde ele falava sobre um outro tema polêmico, porém pertinente com nossa conversa dessa semana.

Na entrevista, em determinado momento, o filósofo e professor Cortella refere sobre a importância de sabermos os conceitos do DEVO, QUERO e POSSO. Na entrevista ele diz que há coisas que quero, mas não devo. Há coisas que devo mas não posso. Há coisas que posso mas não quero. A paz de espírito e a verdadeira oportunidade aparece quando aquilo que você pode é o que você quer e o que você deve. É assim que se reconhece a tão almejada OPORTUNIDADE

Por isso, olhos abertos nas oportunidades que aparecem na sua frente, porque reclamar não as trarão nas suas mãos. Sabendo o conceito fica mais simples. Faz sentido?

Boa semana e até a próxima!

17/02/15



Receba as novidades

Acompanhe as novidades da Fiec

Localização

FIEC

Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 - Jardim Regina - CEP: 13349-003 - Fone: (19) 3801-8688 - Indaiatuba - SP

Mapa


FIEC - Referência Nacional em Ensino Técnico