Melhores TCCs
A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizou na quinta-feira (03), a apresentação dos melhores TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).
São eles:
INFORMÁTICA:
Tema: Estacionamento de Aeroporto
Alunos: Otavio Tomasevic de Almeida, Jéssica das Neves de Souza Salvado, Gabriel Lopes Tortorelli e Daiana Lopes.
O trabalho proposto foi criar um software e um sistema online sobre estacionamento de um aeroporto. A equipe criou um sistema volátil, que pudesse se adaptar às necessidades do estacionamento ao mesmo tempo que beneficiasse o cliente. Com foco no sistema, tanto para o usuário no site quanto para o administrador, que gerencia o estacionamento.Desenvolveram o sistema APS (Airport Parking System) que facilitou o trabalho de todos envolvidos.
QUÍMICA
Tema: Determinação de Taninos Condensados e Demonstração de Aplicabilidade
Alunos: Bianca de Oliveira Prado, Erika Thais Pires Silva, Evelyn Rosa dos Santos e José Henrique Marques.
O tanino é uma substância derivada de plantas e que possui diversas aplicabilidades, como proteger as plantas dos predadores, servir a indústria alimentícia e farmacêutica e, sendo uma das principais, atuar como coagulante no processo de tratamento de água. Dentre as diversas classificações, as principais são a de taninos condensados e taninos hidrolisáveis.
Para que funcione como coagulante, o tanino do tipo condensado deve ser extraído e transformado em tanino catiônico, onde a reação pode apresentar variação de cor. A partir de então, o tanino catiônico é testado no “JarTest” para que se comprove a eficiência e decida qual pH é mais adequado para o funcionamento do produto. Com o líquido, obteve-se o coagulante e com o extrato sólido e seco em estufa, utilizou-se para a síntese de uma resina de tanino-formaldeído para compensados de madeira.
FARMÁCIA
Tema: Saliva Artificial
Alunas: Alessandra da Silva Carmona e Francisca Teixeira.
Xerostomia, ou boca seca, é um sintoma associado, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares. Em condições normais, uma pessoa produz um litro, um litro e meio de saliva por dia. Secretada pelas glândulas salivares diretamente na boca, além de água, a saliva contém enzimas, minerais, aminoácidos e substâncias que protegem contra a invasão de vírus e controlam a proliferação de bactérias.
No caso da aluna Alessandra, a escolha em desenvolver uma saliva artificial foi por necessidade. Seu marido, diagnosticado com câncer bucal devido ao fumo e já tendo perdido a lateral e a ponta da língua, sofria desesperadamente com a Xerostomia, chegando ao ápice de não conseguir desgrudar os lábios. Segundo as alunas, muitas pessoas sofrem pela falta de saliva e o assunto não é muito divulgado.
Com ajuda e dedicação de sua parceira Francisca conseguiram desenvolver uma saliva mais viscosa, própria para borrifar. Pois, só encontravam liquidas ou em gel, ambas inapropriadas para o paciente, já que ele possui inúmeras feridas dentro da boca.
Muitas foram as formulações e houveram algumas contaminações. Mas, a cada experiência, Alessandra aplicava o produto na esperança de acalmar o marido.
Até que em mais um experimento, ele conseguiu dormir uma noite inteira e, ao acordar abriu a boca. Daí a certeza de ambas que acharam a formulação correta. Todo o processo contou com apoio dos professores.
EDIFICAÇÕES:
Tema: Residência unifamiliar até 80m² com ênfase em tecnologias e sustentabilidade.
Aluna: Ana Carolina Lima Nicácio
O trabalho de conclusão de curso do técnico em Edificações consiste em projetar uma residência unifamiliar até 80m² com ênfase em tecnologias e sustentabilidade. O projeto contemplou uma casa em concreto armado compacta e integrada que privilegiasse a sensação de amplitude espacial.
Cada detalhe do projeto foi minunciosamente pensado para um resultado de excelência.
LOGÍSTICA
Tema: Unitização de cargas aéreas em palets e containers.
Aluna: Natalia Amanda Baptista
O TCC mostrou o procedimento da união das cargas em um mesmo volume. O trabalho foi individual e como trabalhava no aeroporto, na área de logística, acabou se envolvendo e se interessando pelo tema.
Destaque para o modal aéreo, pois o procedimento o faz cada vez mais rápido sendo mais vantajoso se comparado a outros modais.
SEGURANÇA DO TRABALHO
Tema: Ergonomia informacional
Alunos: Geneci de Fatima de Meira, Bianca Mayra Gonçalves, Rainer Diogo e Yuri Akich Rosa da Silva Fermino.
A Ergonomia Informacional é destacada através das sinalizações, como placas de advertências, proibições, alertas, emergência, obrigatoriedade, sinalizações verticais e horizontais, iluminações, entre outros. É um assunto que chama atenção pois a Ergonomia muitas vezes é somente conhecida em relação aos movimentos repetitivos, adaptação do trabalho ao homem e muitas vezes esquecemos que na Ergonomia existe um legue maior do que vemos todos os dias, e uma delas é essa em foco, a informacional que fala de todos os tipos de sinalizações.
NUTRIÇÃO
Tema: Big Nutri
Alunas: Fabiana Garcia e Naiara Zanete
Analisaram o Fast food e Junk food e concluíram que os sanduíches continuam na lista de preferência do brasileiro e a consequência são altas taxas de gordura e sódio. A partir daí desenvolveram o sanduiche totalmente natural.
Elaboraram o pão integral, ocatchup, o picles e o hamburguer magro com gengibre. A intenção do Trabalho era baixar os níveis de gordura e sódio. O resultado foi positivo.
Comparado a um “Burguer” famoso, que contém 86% de gordura, a dupla baixou o nível para 17% e o sódio de 56% caiu para 10%. Todo o processo foi realizado nos laboratórios da FIEC.
ELETROELETRONICA
Tema: “Ponto Digital”
Alunos: José Zumbini Neto,Julio Cesar Ikeda Rodrigues, Luis Gabriel Telles da Silva, Matheus Fernandes de Souza e Rodrigo Augusto Pompeo
O projeto “Ponto Digital” tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema, que auxilie o portador de necessidade visual a usufruir do transporte público com maior facilidade. Apresenta em seu desenvolvimento um aplicativo projetado para telefones celulares que fará a comunicação e interação com o portador de necessidade, informando-lhe que há uma determinada linha em aproximação do local e, também proporcionar ao mesmo uma opção de resposta.
MECANICA
Tema: Vaccum forming ( formação a vácuo)
Alunos: Demetrius Pires
O vacuum forming é um processo de termoformagem onde uma chapa plástica é aquecida sobre um molde com o formato da peça desejada. Quando a chapa alcança sua temperatura de moldagem, é sugada na direção do molde por um forte vácuo, assumindo assim o formato do molde.
O TCC foi a fabricação de uma máquina para peças feitas em termoformagem.
07/12/15 |Sirlene Virgílio Bueno- PMI